Notícias 28, Nov, 2017

ESCOLAS DE TECNOLOGIA E SAÚDE INTEGRAM PARCERIAS ESTRATÉGICAS ERASMUS+

ESTG e ESS em Projetos Europeus de Cooperação Académica

ESTG E ESS INTEGRAM PARCERIAS ESTRATÉGICAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA ERASMUS+

3Economy+ promove competências em Economia, Marketing e Património e Turismo

O projeto 3Economy+ foi aprovado pela União Europeia, numa candidatura em consórcio europeu, integrado pelo Instituto Politécnico de Portalegre, a Universidade de Granada - Pólo de Melila (Espanha) e a Universidade de Malta (Malta).

 3Economy+ pretende proporcionar um complemento da formação dos estudantes de cursos de Marketing e de Gestão, fornecendo competências adicionais nas áreas da Economia, Marketing, e Património e Turismo, aplicados às três regiões onde estão implantadas as 3 Instituições de Ensino Superior públicas: Melilla, Alto Alentejo e ilha de Malta, desenvolvidos em parceria com empresas e instituições destas três regiões. A formação complementar integra uma parte científica aplicada, nas áreas atrás referidas, a par de uma formação linguística nas três línguas nacionais dos 3 países que integram este consórcio: Inglês, Português e Espanhol.

O projeto prevê intercâmbio de estudantes e de professores para desenvolvimento das várias atividades e envolve igualmente empresas e instituições das 3 regiões do consórcio, proporcionando aos nossos estudantes oportunidades de estágios internacionais.

O projeto inicia-se já neste ano letivo e tem a duração de 3 anos. 

Pela ESTG-IPPortalegre integram o projeto os professores  Helena Cameron, Carolina Santos, Paulo Canário e Ana José; pela Faculdad de Ciencias Sociales de Melilla da Univ. de Granada, participam os professores Miguel Montero, Pérez, Beatriz Cortina e Gemma Perez; pela Universidade de Malta, Giuseppina Cardia e Andrew Jones.

A candidatura agora aprovada foi submetida em Espanha pela Universidade de Granada, que coordena o projeto. O IPPortalegre tem já um considerável histórico de cooperação internacional com esta Universidade, em várias áreas científicas, envolvendo intercâmbios de alunos para estudos e estágios e intercâmbio de docentes, além de cooperação científica desenvolvida por docentes do IPP com docentes da Universidade de Granada.

Mais informações em: http://ec.europa.eu/programmes<wbr/>/erasmus-plus/projects/eplus-p<wbr/>roject-details/#project/05f1f2<wbr/>67-b20b-44b6-9ceb-2bfef71abe3a

 

CORRECT IT! Para a prevenção da obesidade

De acordo com o Plano de Acção da UE sobre Obesidade Infantil 2014-2020, a proporção da população nos países da UE com excesso de peso ou obesidade permanece preocupantemente elevada em adultos, crianças e jovens, apesar dos esforços a nível europeu para reverter a tendência crescente (Plano de Ação da UE sobre Obesidade Infantil 2014-2020, p.2). As implicações do excesso de peso e da obesidade na Europa são críticas: a prevalência da obesidade mais do que triplicou em muitos países europeus desde a década de 1980 e com esse aumento vem um aumento concomitante das taxas de doenças não transmissíveis associadas. De acordo com a Iniciativa de Vigilância da Obesidade Infantil da OMS (COSI), cerca de 1 de cada 3 crianças da UE com idade entre 6-9 anos de idade tinham peso a mais ou obesidade em 2010. Este é um aumento preocupante em relação a 2008, quando as estimativas eram de 1 em 4.

CORRECT IT! contribuirá para a erradicação deste importante problema global com os seguintes resultados esperados: análise de um conceito de estilo de vida saudável e recolha de boas práticas, currículos de prevenção de obesidade e currículo de estilo de vida saudável, criação de uma plataforma e materiais em blended learning para prevenção de obesidade de e de promoção de estilos de vida saudáveis. O projeto criará também um conjunto de formadores dos 5 países participantes e pilotará a formação a nível internacional e local com 424 formandos entre os 3 grupos-alvo que adquirirão conhecimentos, competências e ferramentas para transmitirem mensagens claras sobre dietas saudáveis ​​e nutrição, atividade física, prevenção de obesidade e doenças metabólicas e comportamento não discriminatório em relação às pessoas obesas ou com excesso de peso.

Os grupos-alvo do projeto CORRECT IT! são enfermeiros, assistentes sociais e professores, que são profissionais adequados para abordar com sucesso a questão da prevenção da obesidade e promover um estilo de vida saudável, levando em consideração seu papel no aconselhamento e promoção de hábitos de vida saudáveis. Os parceiros do projeto são universidades, organizações profissionais, centros de pesquisa e ONG da Romênia, Itália, Lituânia, Portugal e Noruega.

As atividades de disseminação, os eventos de conscientização e os materiais elaborados durante a implementação do projeto contribuirão para a prevenção e promoção de um estilo de vida saudável entre grupos-alvo, pacientes, beneficiários, crianças, adolescentes, adultos, autoridades públicas, outras partes interessadas.

O projeto tem a duração de dois anos e um orçamento de 263.651 EUR.

Mais informações em: http://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/projects/eplus-project-details/#project/b3fb2bd4-6bfa-418a-afb4-1ef6187b888e