Notícias 25, Mar, 2021

Projeto Europeu Mobiliza-te contra o Sexismo

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre associa-se ao projeto "Mobiliza-te Contra o Sexismo!", o qual visa promover o conhecimento sobre a Recomendação do Conselho da Europa CM/Rec(2019)1 Prevenir e combater o sexismo (disponível em língua portuguesa ).

Trata-se da 1ª definição jurídica internacional de sexismo, que descreve este fenómeno como: “qualquer atitude, gesto, representação (...), prática ou comportamento baseado no pressuposto de que uma pessoa ou grupo de pessoas é inferior em razão do sexo, que ocorra na esfera pública ou privada”. O projeto é promovido pelo Lobby Europeu das Mulheres (LEM) e, em Portugal, é dinamizado através de uma parceria entre a organização que coordena, no nosso país, as atividades do LEM –a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) – e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). Financiado pelo Conselho da Europa, o projeto conta com a participação de 9 países: Bélgica, Bulgária, Croácia, Espanha, Hungria, Holanda, Irlanda, Roménia e Portugal.

Mais informação sobre o projeto e respetivos recursos digitais em: https://www.coe.int/pt/web/human-rights-channel/stop-sexism